sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Guia de Aplicativos do Governo Federal

Há alguns meses, passeando pelas lojas de aplicativos no smartphone eu resolvi começar a procurar por apps desenvolvidos pelo Governo Federal e por empresas públicas e me surpreendi com duas coisas que encontrei:

  1. A quantidade de apps já disponibilizados é bem maior do que eu pensava
  2. A dificuldade que enfrenta um "usuário comum" (tipo a minha mãe) para encontrar estes apps nas lojas

Não só a quantidade de apps me surpreendeu, mas também a qualidade deles, principalmente em disponibilizar serviços e informações aos cidadãos de forma simplificada e objetiva. Há tempos eu já usava alguns desses aplicativos, principalmente os dos bancos públicos e da loteria da Caixa, mas acabei encontrando alguns outros que acabei instalando e deixando sempre á mão para quando precisar.

Para exemplificar o segundo ponto que destaquei, quero usar como exemplo o app “Brasil em Cidades”, que foi um dos apps que me supreendeu por dois motivos. O primeiro deles é que o app disponibiliza diversas informações sobre os municípios brasileiros (permitindo até o uso de GPS para identificar o município onde você está). Ele disponibiliza informações sobre quem administra a cidade (tem até o número de telefone do prefeito), dados sobre o território, demografica, habitação, desenvolvimento humano e econômico, finanças municipais, gestão urbana, saúde, educação, renda e sobre recursos repassados, empenhados e liberados  pelo governo federal. Sim... é um app muito interessante e te fornece de forma simplificada todos estes dados com alguns toques na tela.

O segundo ponto que me chamou a atenção é a dificuldade para se encontrar este app dentro da loja. Eu cheguei até ele fazendo uma busca completamente “anormal” para qualquer cidadão, buscando por “ministério”. Se quiser encontrar ele fácil aí no seu smartphone, procure por “Ministério das Cidades”... intuitivo, não é ?

Depois desta minha incursão pelos aplicativos governamentais, fique com a impressão de que algo mais intuitivo poderia ser desenvolvido pelo Governo, e fiquei contente ao ver o anúncio feio hoje do Guia de Aplicativos do Governo Federal, que pode ser acessado agora mesmo em www.aplicativos.gov.br .
Este guia já conta com diversos aplicativos, e ao que tudo indica, novos aplicativos que ainda não fazem parte do catálogo poderão ser incluidos em breve (o portal tem até uma página específica com a finalidade de incuir novos aplicativos).

Simples, rápido e fácil de usar, o portal possui uma descrição resumida do App, e links para as lojas nativas dos dispositivos móveis. Com um clique você baixa e instala o App no seu dispositivo.

Acredito que esta iniciativa, associada a iniciativas anteriores como a desoneração dos smartphones e tablets vinculada ao desenvolvimento de apps nacionais, traz um importante incentivo para que conteúdo nacional ganhe maior destaque nos dispositivos móveis, e que estes passam a ser também utilizados como dispositivos para inclusão social, facilitando o acesso a serviços públicos, comunicação e o troca de informações entre cidadãos e governo.

O mercado de Apps para dispositivos móveis é o mercado da cauda longa e nele, muitas vezes tudo o que uma pequena empresa ou um desenvolvedor individual precisa de verdade é o mínimo de condições para se destacar e poder mostrar aos usuários a qualidade do que está desenvolvendo e ofertando.

Espero ver mais iniciativas de fomento ao desenvolvimento de Apps sendo criadas nos próximos meses, pois acredito que temos no Brasil um mercado gigantesco para isso, e temos sim talento e “braço forte” suficiente aqui no Brasil para que possamos construir cada vez mais uma indústria nacional de apps muito bem estruturada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário