sexta-feira, 27 de junho de 2014

Quer dar uma espiada no futuro ?

Há alguns meses eu visito com frequência alguns sites de crowdfunding, acompanhando e monitorando ideias prá lá de geniais que as pessoas andam tendo pelo mundo afora.

Prá quem não sabe o que é crowdfunding, a explicação curta e grossa é o financiamento coletivo de uma iniciativa. Cada pessoal doa uma quantia em dinheiro, e recebe algo em troca com base nesta doação. Quer uma explicação melhor, dê uma olhada aqui.

Existem projetos buscando financiamento em diversas áreas, da música ao cinema, passando claro pelo maravilhoso mundo da tecnologia, contando com projetos para todos os gostos e bolsos.

O interessante destes meses de observação, é ver que alguns dos projetos de fato aconteceram e estão hoje disponíveis no mercado. Um deles é a placa Makey Makey, que nasceu no Kickstarter e está disponível hoje (aliás, recomendo uma dessas prá quem quer criar pequenos makers dentro de casa).

Vou deixar aqui o link dos dois sites que visito com mais frequência, sempre olhando a categoria "Tecnologia" deles.

O primeiro site é o Kickstarter, onde podemos encontrar projetos geniais como esta extensão elétrica que possui saída USB (a bagunça de carregadores na cabeceira da sua cama estão com os dias contados), um smartwatch com um design lindo e muito inovador, fones de ouvido sem fio de alta qualidade que são praticamente invisíveis quando estão sendo usados (quem gosta daquelas caixas acústicas da Beats nas orelhas vai detestar este) ou um sistema inteligente para monitoramento de jardins (ele coloca água automaticamente nas plantas e é alimentado pela luz solar... mão na roda, heim ?).

O segundo site é o Indiegogo, que na categoria tecnologia apresenta projetos muito legais como este scanner que simplesmente monitora o seu estado de saúde (e pode enviar dados para o seu médico automaticamente), este smartwatch controlado por voz e gestos, esta pulseira que vai simplesmente medir a sua ingestão diária de calorias (esse eu testou maluco prá ver de verdade) ou esta fechadura eletrônica para a sua casa com um monte de funcionalidades que deixaram este nerd que vos escreve com lombrigas digitais em alvoroço (você já encontra ela a venda nos Estados Unidos por um bom preço) !

Como podem ver, escolhi projetos que já bateram as suas metas de financiamento e que devem sair do papel nos próximos meses. Com um pouco de paciência, você consegue garimpar muita coisa genial nestes dois sites, portanto se quer dar uma espiada no futuro, visite-os com certa frequência.

Para finalizar, se você é mais do tipo "eu mesmo faço", fica a dica do site que muita gente já conhece (mas muita nunca ouviu falar) chamado Instructables. Basicamente é um site com receita-de-bolo para se fazer de tudo. De comida a organização de malas, novamente com uma área dedicada à tecnologia que é sensacional. Se você anda entediado, procurando uma paixão nova prá se divertir nas horas vagas, de nada... vai amar este site !

Boa navegação a todos, e se encontrar algum projeto que considera inusitado ou genial, poste o link para ele aí nos comentários !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário