quinta-feira, 30 de abril de 2020

Retomando os trabalhos aqui no Blog

Há quase 7 anos eu criei esse novo blog com o intuito de voltar a escrever como fazia há dez anos atrás, e fracassei miseravelmente, por motivos alheios a minha vontade, que gostaria de compartilhar aqui.

Mais ou menos quando criei o blog, eu acabei me tornando porta voz da empresa onde trabalhava. Isso me trouxe muitas oportunidades interessantes, além de muito aprendizado, mas me trouxe muita limitação em relação ao que eu podia falar e escrever publicamente.

Foi muito positivo, porque quem seguia o meu antigo blog deve se lembrar que eu escrevi com o fígado muitas vezes, e apesar de não me arrepender de nada que escrevi, relendo alguns artigos daquela época, eu acredito que um pouco mais de "parcimônia" teria passado mais a mensagem e trazido reflexões mais relevantes.

Durante esses 7 anos, eu tentei inúmeras vezes escrever sobre temas ligados a tecnologia, tentando propor algumas reflexões que considerava relevantes, mas dadas as limitações de temas, abordagens e principalmente opiniões, os textos ficavam frios, superficiais e portanto nunca foram publicados.

Eu li e vi muita bobagem escrita e falada sobre as diversas tecnologias com as quais trabalhei nesses anos: IoT, Inteligência Artificial e Jogos Eletrônicos, entre outros, destilava meu veneno em conversas com amigos e quase sempre ouvia "você precisa publicar isso!". Precisava mesmo, mas não podia (a não ser que quisesse trazer problemas profissionais pra mim que não seriam fáceis de lidar).

Ainda assim, fico feliz em ver que mesmo as poucas coisas de tecnologia que publiquei aqui acabaram se provando verdadeiras ao longo do tempo, e quando vi o painel do carro que comprei há alguns meses, lembrei imediatamente desse post aqui.

Estou em uma outra fase na minha vida profissional, e com ela eu quero retomar o meu habito de escrever e compartilhar. Os aprendizados dos últimos anos e os cabelos brancos me trouxeram um pouco mais de experiência, e espero que nesta nova fase de artigos consiga refletir esse aprendizado.

Em resumo: O Homembit voltou! Menos visceral, mais experiente, mas com a mesma acidez e sarcasmo de antigamente. Bem vindos e bora lá compartilhar minhas opiniões sobre diversos temas, com base nas histórias que vi e vivi nos anos em que fiquei em silêncio e claro, chamar todo mundo pra conversa.

Sobre um pouco do que aprendi nos últimos anos, deixo aqui o link de uma palestra curta que fiz quando criamos a trilha Carreiras no TDC em 2017, compartilhando as 5 lições mais importantes que aprendi ao longo da minha carreira e que podem te ajudar na sua. Acho que preciso expandir e atualizar essa lista, e quem sabe faço isso em um TDC futuro :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário